Domingo, 05 de Agosto de 2012 às 02h17


Celebração Eucarística de Ordenação Sacerdotal

A Diocese de Parnaíba celebrou neste sábado, 04 de agosto de 2012 às 19h00 na Catedral Nossa Senhora Mãe da Divina  Graça a Missa de Ordenação Sacerdotal dos diáconos: Valmir dos Santos, Luís Gomes e Francisco Carvalho.


A Celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano
 Dom  Alfredo Schaffler 

Presenção dos demais Padres da Diocese 



Neste momento os candidatos  que vão  ser ordenados presbíteros, aproximam -se e de  pé, os candidatos colocam-se diante do bispo, como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”. Em seguida, um presbítero, designado para tal, pede ao bispo para que ordene este irmão para a função de presbítero. O bispo, então, interroga se o candidato é digno deste ministério. O presbítero responde, que após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, com convicção declara ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”.
 
 
 
 
 neste momento, o Srº Bispo convida o povo a rogar a Deus Pai que derrame com largueza a sua graça sobre estes seus servos, que ele escolheu para o cargo de presbítero. O eleito prosta-se, como sinal de sua total entrega a Deus. E, durante a ladainha,
 
 
O eleito prosta-se, como sinal de sua total entrega a Deus. E neste momento é cantada a ladainha de todos Santos

Unção das mãos e entrega do pão e do vinho

Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de um ou dois presbíteros, é revestido com a estola sacerdotal e a casula
 
Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de um ou dois presbíteros, é revestido com a estola sacerdotal e a casula


A última parte do Rito de Ordenação apresenta alguns símbolos, ricos em significado e que indicam o ministério sacerdotal da Ordem.


Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida pelo bispo com o óleo do santo Crisma. Segue-se a seguinte oração: “Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo Sacrifício”.


Logo após, o bispo amarra as mãos do ordenado, e, onde for costume, é desamarrada por quem receberá a primeira bênção sacerdotal.

 A primeira Bênção dos  Neo-Sacerdotes 
foi concedida as seus familiares.

Por fim, como sinal alegre de acolhimento ao neo-sacerdote, o bispo e o colégio dos presbíteros presentes o abraçam. Segue, então, a liturgia eucarística, onde os ordenados exercem, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando-a com o bispo e os outros membros do presbitério.




Animação
Coral formado pelas Paróquias:
Nossa Senhora de Fátima, Frei Galvão, 
São Sebastião, Nossa Senhora da Graça.


Benção Final



Logo após a celebração, os Neo-Sacerdotes receberam 
os cumprimetos dos familiares e amigos.



Participação especial
Grupo Shekinah



Realização
Diocese de Parnaíba - PI





Fotos:  
Emanuel
Jesse James